terça-feira, 28 de janeiro de 2014

30 horas está no executivo para ser sancionada. O PSICÓLOGO E CARGA HORÁRIA.

Há mais 50 anos foi regulamentada a profissão do Psicólogo, nesses anos avançamos muito no imaginário popular e na participação da sociedade. Somos reconhecidos profissionalmente pela população, a Psicologia é chamada a contribuir nas transformações sociais e ouvida nas questões importantes referente a qualidade de vida das pessoas. Os vários segmentos da Psicologia participam de forma efetiva nos grandes movimentos sociais, tais como o da Luta Antimanicomial, Crianças e Adolescentes, Efetivação do SUS e Implentação do SUAS, LGBTT entre muitos outros.
Realmente estamos de PARABÉNS e devemos nos orgulhar de tamanho avanço, que nos dá muito mais responsabilidade com a comunidade e o futuro do Brasil e sabemos que vamos contabilizar nos próximos anos mais participação e com isso mais responsabilidades.
Duas outras questões precisaremos enfrentar com grandeza, articulação e respeito à diversidade de pensamento;
Uma é a discussão do piso salarial do Psicólogo, que tramita no Congresso a passos de tartaruga e infelizmente não temos um Deputado ou Senador que milite pela questão com o mesmo empenho que militam por outras causas. Todavia em relação ao piso parece que temos consenso e acredito que com uma campanha de mobilização possamos pressionar os parlamentares. O ideal é que elegêssemos algum deputado da categoria, outras profissões utilizam tal estratégia e me parece ser muito eficaz;
Outra questão é a carga horária, aí não conseguimos nos entender. Uns defendem 30 horas semanais, outros 20.
Temos peculiaridades no exercício da Psicologia, não é possível defendermos carga horária única profissional, as entidades precisam ouvir os Psicólogos e fomentar uma grande discussão.
Enquanto em algumas especialidades o Psicólogo consegue exercer suas atividades por 30 horas em outras se torna insalubre ir além das 20.
É o caso de Psicólogos que atuam na área da saúde em hospitais, clínicas, caps e outros. Trabalhar nesta área numa mesma instituição mais de 20 horas pode provocar perda de qualidade no trabalho e provocar doenças.
Enquanto não tomamos uma posição os profissionais são contratados para trabalhar na maioria das vezes por 40 horas semanais. Sem contar que na atual situação não temos respaldo legal para qualquer reivindicação e negociação.
Embora seja contra a carga horária única para o Psicólogo considero um avanço a conquista das 30 horas semanais,.Estrategicamente o momento é de união para esta conquista, da mesma maneira como os colegas Assistentes Sociais obtiveram a carga horária sem a redução de salário.
Um grande abraço a todas Psicólogas e Psicólogos, Parabéns pelas conquistas e força para os próximos desafios.
UNIÃO PELA CARGA HORÁRIA DE 30 HORAS SEMANAIS SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO.
 28/01/14(atualizado)