domingo, 28 de novembro de 2010

A ARGENTINA MARCA UM GOL DE PLACA CONTRA A INDUSTRIA DA LOUCURA

Nesta semana foi aprovada no Senado argentino, a lei que extingue os manicômios naquele país, uma vitória da democracia, dos direitos humanos e uma mudança no paradigma da saúde mental.
O mais importante da legislação argentina é que a lei entra em vigor imediatamente, não necessita de adesão das provincias e é valida em todo o pais.
As internações de pessoas em saude mental passam a ser feitas em hospitais gerais, serão criadas unidades de saúde de atendimento diário e convivência,  a lei ainda torna proibida as internações compulsórias. Realmente é um grande passo que a Argentina dá para uma atenção em saude mental comunitaria, singular, humanista e de acordo com o que é mais moderno em termos de tecnologia em saude mental no mundo.
Um verdadeiro gol de placa que nós brasileiros vamos aplaudir, vamos lutar por uma america latina sem manicômios e no futuro eliminar do planeta as instituições totais e fechadas.
Esse momento de celebração, nos traz mais força ainda para continuarmos lutando contra a ofensiva dos grupos manicomiais que sempre estão colocando as manguinhas de fora. Precisamos avançar para o objetivo de termos no Brasil uma sociedade sem manicômios
CONGRATULACIONES HERMANOS, ARGENTINA SIN MANICOMIOS.
SALUDOS ANTIMANICOMIALES

Nenhum comentário:

Postar um comentário